Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Etrian Odyssey I: Um RPG mal apresentado [ANÁLISE/REVIEW]



Aqui está a primeira Review do ano de 2017! Esse ano promete ser tão destruidor quanto 2016 em minha vida! Bom, vamos falar de Etrian Odyssey o primeiro da franquia e que venho a ser  um belo espanta nuubs se me permite dizer. Admito que a primeira vez que bate os olhos nesse titulo nada nele me fez ter interesse em joga-lo (assim como muitos jogadores casuais) pelo simples fato dele ser um RPG em primeira pessoa, ou seja, conversa com NPCs são meio escassas, você não ver seus personagens se movimentando nem pela cidade e muito menos pelas fases do game. Um tipico Dungeon Crawler.



ENRENDO DO GAME

Em uma terra distante e abençoada se encontra um continente chamado Etria, um lugar pacifico que venho a se tornar famoso no mundo todo ao descobrirem um estranho labirinto nos bosques próximos a cidade de Verda Plaza. Aqueles que escutam sobre o labirinto e seus mistérios começam a criar fantasias e esperanças de se tornarem ricos e famosos ao desvendar os segredos desse misterioso e oculto lugar. É então que aventureiros de toda parte do mundo se encontram em Etria para explorar e desafiar o Grande Labirinto!


INFORMAÇÕES TÉCNICAS



Foi produzido e publicado pela própria Atlus. Esse game teve várias datas de lançamento primeiro foi no japão na data de 18/04/2007 alguns meses depois para America do Norte(NA) e um ano depois para o restante do mundo.

Trailer do Game


  • Kazuya Niinou: DiretorTrabalhou em Final Fantasy XIV Online: A Realm Reborn (PC, PS3,PS4), Shin Megami Tensei: Devil Summoner (PS2, PS3) e na serie Trauma Center.
  • Shigeo Komori: Produtor e Diretor (Ele foi responsável pelo level designer dos mapas de Etrian). Fez parte dos seguintes games.. Shin Megami Tensei: Noctune (PS2, PS3), Persona 4 Golden (PSVita) e teve seu nome citado em Radiant Historia (DS).
  • Yuji Himukai: Ilustrador (criou o designer dos personagens). Trabalhou nos seguintes projetos: Nora to Toki no Kōbō: Kiri no Mori no Majo (DS), Kumatanchi (DS) e Ishika to Honori (VN).
  • Shin Nagasawa: Ilustrador (Trabalhou no designer dos monstros). Projetos que trabalhou: Bahamut Lagoon (Snes), Final Fantasy VII (PS1) e Parasite Eve (PS1).
  • Yūzō Koshiro: Compositor. Participou dos seguintes jogos: The Legend of Oasis (Sega Saturn), Namco x Capcom (PS2) e Half-Minute Hero (PSP).

É rapaz... elenco bom demais pra ser verdade.


CLASSES


Os personagens desse jogo são definidos por suas classes e são no total 9 delas que irei fazer uma breve apresentação de cada um.

Landsknecht


Mestre nas espadas e machados, especialista em combates corpo a corpo fazendo bom uso de suas armas e armadura na mais árdua luta.
Esses Guerreiros são os mais qualificados para a linha de frente.

Survivalist

O mais sábio quando o assunto é sobreviver em uma floresta cheia de perigos. Suas habilidades com o Arco e Flecha fazem dele o aventureiro mais requisitado.
Ágil tanto na linha de frente quanto na linha de trás.

Protector

Dispostos a dá sua vida para salvar seus aliados, esses nobres cavaleiros são indispensáveis para um grupo inexperiente de aventureiros. Suas habilidades com o escudo podem parar até o mais letal dos ataques.
São os melhores quando o assunto é defender seus aliados, coloque-os na linha de frente e TESTEMUNHE!

Dark Hunter

Desordeiros e trapaceiros são as palavras chave quando esses demônios entram em batalha. Em seu mais alto nível tanto humanos quanto monstros passam a teme-los. Usam de chicotes e até mesmo espadas para torturar seus inimigos.
São os mais rápidos quando o assunto é fazer estrago na linha de frente.

Medic

Não foram feitos para encarar a linha de frente em batalhas ferozes, mas suas habilidades de cura permitem que guerreiros experientes sobrevivam em batalhas de vida ou morte.
Coloque os na linha defensiva, pois essa é a maior bença que você receberá durante sua jornada.

Alchemist

Chegaram ao ponto de modificarem o próprio corpo para manipular os elementos da natureza. Sua crença é a ciência.
Os Alquimistas preferem mante-se longe do perigo em quanto fazem imensos estragos com seus poderios elementais.

Bard

Esses viajantes são capazes de aumentar seu espirito de luta com sua dança e musicas que transmite um grande poder. Sua companhia é sempre bem vinda em qualquer batalha.
São tão versáteis que podem auxiliar seus aliados tanto na linha de frente quanto na linha de trás.

Samurai

Esses mestres em combate consideram a morte em batalha uma honra. Na linha de frente sem armadura e apenas empunhando suas laminas tão afiadas quanto garras de dragão podem aniquilar facilmente até o maior dos inimigos, mas isso só será possível se o destino estiver ao seu lado.

Hexcaster

São os verdadeiros praticantes das magias ocultas, os Ceifadores no campo de batalha. Eles vão decidir se seu inimigo morre ou vive... Um presente para seus aliados, uma grande maldição para seus inimigos. Raramente são vistos andando com outros aventureiros.
Trazem o próprio inferno as almas de seus inimigos em quanto trabalham na linha defensiva.



MECÂNICAS DO GAME


São mecânicas muito interessantes que se assemelham em partes na serie 7th Dragon, que ao acaso eu citei esse jogo na matéria dessa serie no PSP, aqui o link se tiver interesse em dá uma lida:
7th Dragon 2020 & 2020-II
  1. Mapeamento de Dungeon: Na telinha inferior do DS é permitido que você interaja usando a caneta Stylus do DS e na maioria dos jogos usar a caneta é opcional. Nesse game também é, mas é mais é aconselhável usa-la, pois dessa forma ficará mais fácil se guiar pelo gigante labirinto já que boa parte do game você vai revisitar esse lugar e quem sabe encontrar segredos. (Um sistema bem interessante, primeira vez que vi algo do tipo)
  2. Boost: Esse sistema passou a ser comum em alguns RPG de dificuldade acima do normal. No caso existe uma barra que se enche a medida que o combate vai se estendendo. Ela serve basicamente como o nome diz; Ele vai dá um boost em qualquer comando que você ativar, seja até para o comando mais simples como Defender ou para aumentar a influencia de uma skill no inimigo ou em seus aliados.
  3. Distribuição de Pontos: É isso mesmo coleguinha, né só upar os personagens que eles vão ficar fortes, é necessário que você saiba distribuir bem seus pontos de habilidade, pois são limitados e para nivelar nesse game é trabalhoso. Mesmo que você alcance o nível máximo que é 70 ainda sim não será possível masterizar todas as habilidades, pois são um total de 72 pontos para se distribuir e algumas skills requerem que você aprenda outras para assim aprender uma mais avançada. Não se preocupe se você tiver muito avançado com um personagem e achar que não distribuiu bem os pontos, você pode resetar suas skills com uma condição, ao qual seu personagem perde 10 níveis... (convenhamos que é melhor assim do que criar um personagem novo completamente do zero).
  4. Sistema Monster Hunter: Apelidei assim por que basicamente foi MH que criou essa tendencia. E sim, é o que você está imaginando. Para liberar tanto Armas, Armaduras, Acessórios e Itens (Detalhe que alguns itens podem se esgotar da loja, forçando você a coletar os matérias necessários novamente para que você tenha acesso de novo.) é preciso que você busque essas coisas pelo o labirinto, tanto pelo drope de monstros ou pelo próprio bioma usando habilidades que podem ser aprendidas por determinada classe como Chop, Mine e Take essas skills podem ser usadas para interagir em lugares que vão começar a brilhar em alguma parte do mapa. É uma fonte de itens que não se esgota, mas seu personagem tem um limite para usar essa técnica que é determinada pelo nível que ela está que pode ir de level 1 até o 10. Quando o limite for alcançado basta dormir na pousada para recarregar suas forças.
  5. F.O.E: A siglas quer dizer "Field On Enemy" para facilitar o entendimento.. São bolinhas roxas (que podem ficar em estado de alerta, ficarem vermelhas e começaram a perseguir seu grupo) no mapa que representam mini-boss; Alguns andam com um padrão pré-definido, outros se movem aleatoriamente, e podem está escondidos pelo mapa ou fazem emboscadas. Eles são um desafio a ser superado em cada mapa, pois são mais fortes que os inimigos comuns do mapa e mais resistentes a status negativos. Eles podem aparecer para atrapalhar o resolvimento de algum puzzle ou até mesmo para dificultar alguma batalha. Existe há chance deles invadirem uma lutar que você esteja presente caso não consiga terminar a tempo, pois a cada turno que se passa na batalha eles se movem 1 quadrado no mapa.
  6. Condições de Caçada: Abordando juntamente com o sistema MH esse no caso complementa a sua sofrência meus amigos. Alguns itens requerem condições especiais para que os monstros o dropem, isso varia dês de derrota-lo com ataques físicos, mágicos, status negativos específicos, técnicas especificas à até em numero de turnos

ANALISE DO GAME

É um game cheio de propostas ótimas, mas que parece ter sido feito com esse conceito: "Que tal fazemos um game com baixo custo de produção sem um tratamento descente de gráficos e mal explicativo? sem falar da dificuldade acima do normal pra ver a aceitação do publico? Se vender o suficiente pra se pagar a gente pensa em uma continuação." A proposta foi bem aceita e o jogo conseguiu se vender, pegou aquilo que as pessoas estavam reclamando no qual sempre tem um metidão pra falar "Os RPGs de hoje em dia são fáceis demais, bom mesmo era na época do famicom" e sendo assim Atlus meteu um Dungeon Crawler fudido de difícil, ao qual se você cair de paraquedas provavelmente desistirá do game antes mesmo de se quer entender a história do jogo, pois ele simplesmente NÃO EXPLICA! O inicio é mal explicado... para facilitar o entendimento, você é um aventureiro que chegou em Etrian para explorar o labirinto, E SÓ! sem muita conversa com NPCs nenhum grande objetivo pela sua busca no labirinto, apenas um único lugar seguro para retorna (Verda Plaze, no caso) e é isso aew. O jogo tem uma história bem intrigante e que aborda um assunto realmente foda, mas só será capaz de saber disso se chegar até o fim do labirinto! E até lá onichan... acredite, você vai ter que apanhar muito até se acostumar com as mecânicas do jogo..


NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porém tentarei ser o mais critico possível.

  1. Gráficos: Medianos... nem tão ruim, nem tão bom... Você vai estranhar o game constantemente até de fato fazer progresso...
  2. Animações: Bem pobres eu diria... é um game antigo e pra DS, ta legal, mas cara! o jogo parece ter sido feito pra rodar no Snes. Existe jogos mais bem animados do Snes do que as animações usadas nesse game. Não posso usar como desculpa que é um D&C.
  3. Jogabilidade: Faz o que promete. Primeira pessoa, labirinto em 3D... Foco, Força e Fé nas Waifus, por que sem isso você vai desistir do jogo logo de cara.
  4. História: É fantástica, beira o padrão culto. O que estraga é a demora para a história ser contada e mesmo depois de ficar sabendo da história você fica: "Caralho! mas e o resto?!" O jogo te deixa na curiosidade mesmo depois de saber o que está acontecendo naquele mundo.
  5. Musicas: Agradáveis... Não é aquele tipo de musica que você até faz download pra escutar novamente, mas sim aquele tipo de OST que você escuta um pouco e depois deixa no mudo, escuta um pouco e desliga e assim suscetivamente.
Musica: Initial Strike


Musica: The Withered Forest




NOTA FINAL: 7.0


Esse jogo foi uma grande confusão no metacritico. Alguns lugares davam notas medíocres outras relativamente altas, chegando aos 7,5. Não é um jogo ruim, mas se você me perguntar, existe coisa melhor para você perder seu tempo. O que fez esse jogo ser amado e odiado é sua dificuldade. Para uns chegava ao ponto de ser insuportável, mas para aqueles que não desistiram e insistiram até o fim a satisfação de finalizar esse game por completo é indescritível. Você se enche de orgulho e satisfação ao ver o quanto você progrediu para fazer o que fez! É como se você tivesse ganhado um grande prêmio por uma descoberta que só você foi capaz de alcançar!!


 A serie continua mais viva do que nunca atualmente sendo lançado até Remake dos primeiros jogos, mas se deseja de fato conhecer a serie, comece por esse game. O desafio que ele lhe proporciona vai muita além do que esses novos que estão sendo lançados. Então se você for um jogador de RPG casual, não se importe com esse titulo, vá jogando o que te faz feliz. 

4 comentários:

  1. muito boa a analize man ,pena que não é conhecido aqui no brasil,quem sabe ate sairia traduções de fãs do genero dungeon crawler heheh mais é isso vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vlw jovem!
      Bom.. conhecido ele é, só não existe muitos jogadores com peito pra bater nesse kkkk. E muito obrigado pela confiança em comentar na publicação! XD

      Excluir
  2. Faltou citar como as as skills são muito mal balanceadas, geralmente só uma build por classe é viável e só no terceiro game consertaram isso 100%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As skills? Sim, existe logicamente algumas melhores que as outras mas no geral ele ta bem mais em linha reta que o segundo game, e é justamente no terceiro game que as coisas começam a fica "quebradas" kkkkkk' Até aonde eu sei vc pode fazer qualquer build pra vencer o final normal do game, agora o chefe secreto precisa de uns truque específicos mesmo

      Excluir