Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Sweet Home: A fantástica Casa Doce! [ANÁLISE/REVIEW]


Halloween passou aew e como sempre eu sou o ultimo à fazer algo a respeito! (Tipo à um mês atrás, porém os detalhes podem ser meramente ignorados...) Bom aqui vai uma matéria especial para aqueles jovens da velha-guarda que se acham os pikas transcendentais dos games por que jogaram os jogos da franquia Resident dês do seu inicio.


VOS APRESENTO O TODO PODEROSO VOVÔ DA FRANQUIA RESIDENT EVIL!!!


DA ÉPOCA QUE A HUMANIDADE GUERRILHAVA COM PAUS E PEDRAS!


Sweet Home jogo da categoria RPG, Mistério e Horror foi desenvolvido pela Capcom e publicado para o NES ou Famicom. Admito que eu não conheci esse jogo a décadas atrás, mas sim a um tempo relativamente curto. Quem me apresentou o jogo foi um nobre Onichan que me adicionou aleatoriamente e em pouco tempo começou a relatar sobre este game que até aquele presente momento era como um fusca sem valor monetário nenhum a mim. Porém o desgraçado era tão insistente que caso ele usasse toda essa força de vontade em conquistas certamente arrumaria uma namoradinha 3D, e provavelmente estaria formado na melhor faculdade do país. Então eu finalmente decidir aceitar o desafio dessa jovem alma e jogar o game até o final, pois o mesmo dizia que todas as pessoas que ele apresentava o game se recusavam a joga-lo por simplesmente "falta de interesse".

Agora irei relatar as informações que vos lhe interessa.


Para falar do game primeiro terei que dá uma ponta à obra ao qual esse game foi baseado.



Sweet Home (Movie) A história do filme é o seguinte meu irmão. Existia uma mansão abandonada de um tal de Ichirō Mamiya, um artista aew pika de ouro que venho a falecer e conseguintemente deixou boa parte de suas excepcionais obras de arte perdidas em sua casa caindo aos pedaços. A parada aqui é que uma equipe de filmagens teve a brilhante ideia de adentrar o local para restaurar as pinturas de Ichirō e fazer um documentário ali mesmo sobre a Esposa do cara que se chamava Mamiya e suas obras de arte, porém eles tiveram uma grande surpresa; O espirito de Mamiya apareceu no local e ameaçou toda a equipe de filmagem e logo depois todos ali se dão conta que estão presos com o espirito encapetado da mulher.
(O enrendo do jogo é o mesmo então fazer duas descrições iguais é irrelevante)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO FILME

Lançado somente no japão em 21 de Janeiro de 1989. Produzido pela Itami Productions e distribuído pela Toho.
O filme contem 101 minutos de duração (relativamente bem curto)
lembrando que esse filme é de origem oriental e não existe dublagem brasileira dele, mas vocês podem encontra-lo com uma legenda "marromeno"... em português


Trailer do Filme

  • Diretor e Escritor: Kiyoshi Kurosawa
  • Produtor: Juzo Itami
  • Atores: Nobuko Miyamoto, Shingo Yamashiro, Nokko, Fukumi Kuroda e Ichiro Furutachi
  • Compositora: Masaya Matsuura
  • Cinematografia: Yonezo Maeda
  • Editor: Akira Suzuki


INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO GAME

Pois muito bem, o projeto foi produzido e lançado pela própria Capcom. na seguinte data 14 de dezembro de 1989, no mesmo ano que o filme saiu pra fazer aquele pé de chinelo básico. O intuito disso era que tanto o filme quanto o game absorvesse o máximo de publico possível, ou seja, as pessoas que assistiram o filme conseguintemente comprariam o game e o mesmo vale ao game. As pessoas que jogaram o game procurariam o filme.

Trailer do Game


  • Tokuro Fujiwara: Diretor e Design. Participou = Mega Man X ao Mega Man 7, Ghosts 'N Goblins (Nes), Tomba! 2: The Evil Swine Return (Play1)
  • Masatsugu Shinohara: Programador. Trabalho nós seguintes projetos = Super Ghouls 'N Ghosts (Snes), Goof Troop (Snes) e The Magical Quest Starring Mickey Mouse (Snes). Esse cara é um talento em pessoa. Manja aqueles jogos divertidos da Capcom feitos para o Snes? pois bem, esse cara esteve presente em praticamente todos.
  • Juzo Itami: Produtor e Ator. Ele dirigiu e atuou nas seguintes obras = Tens Dark Women (1961), A Taxing Woman (1987), e obviamente Sweet Home the move (1989).
  • Kiyoshi Kurosawa: Diretor focado em filmes de terror. Aqui ele fez o papel de supervisor. Dirigiu os seguintes filmes: Sweet Homes (A vá colega...), Kandagawa Pervert Wars (1983), The Woman in the Silver Plate (2016).
  • Junko Tamiya: Compositor. Fez parte dos seguintes projetos =  Little Nemo: The Dream Master (NES), Street Fighter 2010: The Final Fight (NES) e Final Fight: Double Impact (NES). Não é um compositor muito conhecido, mas as melodias tem seu charme. 


PERSONAGENS


Cada personagem desse game é essencialmente importante para o partido, pois existe uma mecânica bem futurísticas presente no jogo. Simplificando bem.. cada um de seus personagens possuem uma habilidade especial que o ajudará de diferentes formas. Irei explicar cada uma delas a seguir.

Kazuo




Kazuo é o personagem principal. Ele aparenta já ser um homem de meia idade. Kazuo no enredo do filme é o Produtor do Documentário e o cara que está liderando a excursão para a mansão. Esse cara tem a habilidade de poder usar o seu Isqueiro para acender velas e por fogo em alguns objetos até mesmo monstros. Kazuo também possui uma filha e ela está presente no jogo como outro personagem com um papel bem importante. Ou seja, o cara é tão filho da puta que tinha que trazer a própria filha pra um passeio fora do cotidiano normal.

Akiko



Akiko é a Médica da equipe. Aparenta ser uma mulher madura. Akiko no enredo do filme é a Diretora. A senhora aqui é formada em medicina e em todo tipo de macumba branca pra quebrar aquelas correntes e mau olhados que as inimigas colocam no caminho da Monamur. Ou seja, essa boa senhora carrega consigo um Kit Medico, infelizmente suas habilidades médicas ficam restritas apenas para curar statos negativos, ou seja. Você não tem uma curandeira 100% eficaz. Com tudo, você vai querer manter ela por perto E VIVA!

Asuka



Asuka é a Especialista em boas condutas e manutenção do bem está do lar e de seus habitantes, resumindo.. ela sabe usar aspirador de pó como ninguém. Sua aparência é de uma mulher entre seus 25 a 28 anos. Asuka no enredo do filme é a Repórter. Como dito anteriormente ela tem como habilidade especial um fodendo Aspirador de Pó multi-usos, esse foderoso objeto domestico têm como objetivo limpar cacos de vidro que ficam em seu caminho e também retirar a poera dos quadros velhos da mansão.

Emi



Emi é a garotinha do grupo e apenas teve um pequeno infortuno de seu Pai ser um filho da mãe. Emi no enredo do filme é a filha do Kazuo e apenas estava acompanhando o trabalho de seu Pai. Ela aparenta ter entre 16 a 18 anos. Sua habilidade especial é abrir algumas portas trancadas da mansão. (Isso lhe recorda algo meu bom velhinho...? um tal de Residencia do Mau.. seila...) Não vamos dizer que ela é aspirante a ladra, porém ela possui uma fantástica Chave Mestra!

Taro




Taro é o Câmeraman que você respeita rapá! Ele aparenta ser um rapaz bem novo entre 20 a 28 anos. Taro no enredo do filme obviamente é o cara que vai registrar o documentário com sua câmera. Sua habilidade especial é usar sua Câmera para fotografar os quadros revelando dicas importantes para prosseguir no jogo, porém é perfeitamente possível prosseguir sem essas dicas. Existe também certos quadros que Taro só pode fotografar apos Asuka usar sua habilidade especial para limpa-los. Outra coisa que você deve saber é que Taro pode usar sua Câmera para causar dano em alguns inimigos. Propriamente dito.. aparições..
(Velhote.. isso lhe trás algo comovente..? quem sabe uns Fatal fraudas... waifus asian tirando foto de fantasminhas com uma tekpix..)
Também existe uma lenda sobre isso, ao qual era possível roubar, capturar, aprisionar a alma dos outros após tira uma foto da mesma, mas tarde essa lenda foi evoluindo. Essa lenda foi baseada no mesmo conjunto dos espelhos que se acreditava que era possível um espelho roubar alma de um ser vivo.


MECÂNICAS DO GAME


Como mencionei no começo da apresentação dos personagens existe mecânicas nesse games um tanto quanto geniais.


  1. Sistema de Morte Permanente: Hoje em dia quando você revela tal coisa os Onichans 2000 já abrem os olhos e se afastam. De fato isso é assustador pra qualquer jogador inexperiente. O maior perigo desse sistema é que se ele está presente certamente é pra intimidar e acabar de vez com seu progresso em qualquer parte do game sem aviso prévio ou check-point. Aqui acontece o seguinte meus camaradas. Em qualquer parte do game você pode ser morto por criaturas, armadilhas ou até mesmo um vacilo seu.
    Quando isso acontece você definitivamente perdeu o personagem, seus equipamentos e principalmente sua habilidade especial, mas não se assuste, você pode encontrar itens pela mansão que possuem a mesma habilidade do personagem perdido. Ter um desfalque no time certamente é péssimo, mas não estará tudo perdido.
  2. Inventário Limitado: Se você é o fominha do Resident Evil certamente não é novidade pra você. Essa mecânica venho do Sweet Homes. Basicamente cada personagem possui 4 slots de itens, sendo que 1 deles é ocupado por seu item especial e o segundo exclusivo para armas e finalmente restando apenas 2 slots. Alem de você ter que se preocupar com as armadilhas e monstros vc ainda tem que saber minimamente o que é necessário ou não carregar em apenas poucos slots.
    RESPEITA A ANTIGUIDADE MEU BOM SENHOR!
  3. Itens Escassos: Mesma história, outra mecânica que foi popularizada pela série Resident (Se bem que hoje em dia né... se pá... (dropar umas munições de AK-47 de um Ratazana) alem de você ter que lidar com o pouco numero de itens que você pode carregar, todos os itens relativos a cura são limitados, mas se você for um sujeito minimamente experiente em games pode passar por essa dificuldade sem muitos apuros.
  4. Sistema de Fé: Esse tipo de sistema só o encontrei em Mother e Sweet Home. Explicando de uma forma simples, são como pontos de MP (Pontos de magia) mas que aqui são usados tanto para derrotar inimigos quanto pra resolver puzzles e até para algo bem nos dias de hoje...
  5. Quick-Time-Events: Os quick-time events são uma mecânica bem comum hoje em dia, mas que antes era algo tão rara quanto achar uma garota do ensino médio ainda virgem.
    Basicamente em alguns pontos aleatórios ou pré-definidos aparecerá uma tela com algum objeto indo em sua direção e então aparecerá algumas opções: Ir para Esquerda, Ir para a Direita, se Abaixa ou Rezar(esse é o outro dos usos da Fé). Se você errar toda a sua equipe tomara uma boa quantia de dano (detalhe que Rezar tem boas chances de fazer com que você escape, porem os pontos de reza são preciosos demais para se gastar com isso)
  6. Loading Criativo: Nesse game foi mais para dá um suspense, pois claramente nenhum game de NES possui tantos dados em seu cartucho que precisassem de tempo para serem carregados. Foi algo muito bem pensado e que depois foi...
    FRIAMENTE PLAGIADO! ta legal... não foi pra tanto.. mas o sistema foi bem reaproveitado nos primeiros Resident Evil. Sendo usado com o proposito certo de aumentar o suspense e ao mesmo tempo auxiliar no carregamento dos dados existente no disco do game, já que na era do Play1 os CDs suportava uma demanda imensa de dados, porem em algumas partes era necessário um tempo para que o aparelho consegui-se escanear as partes do disco.
  7. Divisão de Grupo: Você não pode simplesmente carregar todos os cincos membros no grupo, é necessário fazer equipes para explorar a mansão e resolver seus puzzles. No caso uma equipe fica com 3 membros e a outra com 2, e não, a experiência só vai para os membros que participarem da batalha.
    Então você precisa saber muito bem quais membros você vai guiar para tais situações.
  8. Co-Operação: Esse sistema me surpreendeu e até aquele presente momento não me recordava de nada semelhante. No caso quando você está em uma batalha que julga muito difícil, você pode pedir por ajuda e então a tela trocará para o seu grupo que não está em batalha, aparte daew começa a corrida pra ajudar seus colegas!
    Você tem alguns segundos para chegar até aonde o grupo que está em batalha para socorre-los, mas as vezes o caminho pode ser árduo, pois se você demorar demais a batalha vai recomeçar. Aparte do momento que você conseguir chegar e encostar no grupo os membros do segundo grupo entraram em batalha, assim fazendo com que todos os 5 personagens estejam presentes no conflito tornando a luta mais fácil, logo todos os membros vão receber pontos de experiência. E não se preocupe quanto ao manejo de armas. Todos os asiáticos já nascem com sangue ninja em suas veias e no ensino fundamental já fazem o exame chunin para dominar com maestria cada arma existente nesse mundão de Deus (Slifer o Senhor dos Céus).
  9. Multiplus Finais: É isso aew meu Onichan o game apresenta vários finais que vão de acordo com seu progresso no game. São 5 no total e informarei como faze-los assim que eu tiver coragem de fazer o detonado.. Porem basicamente é o que vale ao numero de personagens vivos no grupo e o mais sarcástico de todos é o final com apenas 1 personagem vivo, pois existe alguns requisitos necessários para derrotar o ultimo boss e um único personagem só poderia carregar 2 itens.

ANALISE DO GAME

É mais um caso de game que tinha uma visão alem do seu tempo. Na época talvez ele não tenha nem mesmo chegado na casa de muitas pessoas já que esse jogo nunca foi localizado oficialmente, então dês de sua tradução para o inglês e finalmente para o nosso querido idioma português foi graças ao trabalho de fãs que dedicaram boa parte de seu tempo em fazer isso possível apenas para que outras pessoas pudessem conhecer essa obra. É um jogo que praticamente beira a perfeição, mesmo com seu gameplay relativamente curto é preciso mais do que experiencia em outros RPGs para concluir esse com exito, pois ao contrario de muitos, nem tudo que é necessário para prosseguir está bem a frente dos seus olhos, mas talvez de baixo do seu nariz.


NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porem tentarei ser o mais critico possível.

  1. Gráficos: Pode ser um game de Nintendinho mas assusta de tamanha qualidade. É notável que o game não foi feito as pressas apesar do curto período de desenvolvimento.
  2. Animações: Bom.. levando em conta a plataforma ao qual ele saiu o game apresenta sim animações, e muito bem trabalhadas. Como alguns inimigos que a presentão uma leve movimentação e alguns efeitos de cenário e cutscenes.
  3. Jogabilidade: não é nada travada como se espera dos games de NES, todos os comandos são simples e de fácil intendimento (graças aos santos fãs que traduziram). Movimentação pelo cenário é rápida e fluida.
  4. História: É um jogo baseado em um filme de curta duração com o gênero horror. Cumpriu o que prometeu, e entregou. Não cheguei a ver o filme, mas o game de certa forma me deixou vidrado em descobrir o que se passava naquela casa e aos poucos as coisas vão se revelando de uma forma surpreendente.
  5. Musicas: Não sou muito fã de musicas 8bits, mas essas me ganharam. Arrisco a dizer que foram as melhores composições que esse autor já criou. Todas as musicas são belíssimas e enriquecem cada cenário daquela mansão; Sem essas musicas certamente o game não seria o mesmo, no máximo se tornaria um RPG ofuscado pela época.
Musica: Battle Theme


Musica: West Island






NOTA FINAL: 10


Um 10 mais que merecido. Game feito com ideias originais e que visavam muito alem do seu tempo. Teve uma equipe esforçada para criar algo não só com o intuito de fazer propaganda de um filme, mas sim de mostrar todo o potencia que aquele pequeno microondas chamado Famicom tinha pra oferecer. Agora vocês não terão argumentos para dizer que todos os games baseados em filmes são ruins, pois esse tesouro existe e vive na alma das lendas!




3 comentários:

  1. Vou dar uma conferida depois já tinha ouvido falar desse jogo a muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer jogar todos os games que eu for publicando aqui, vai ter que comprar um caderninho e ir anotando a ordem kkkkkk

      Excluir
  2. Eu anoto no bloco de notas do celular olha que eu tenho alguns adicionados nele para que algum dia eu possa jogar rs.

    ResponderExcluir