Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Secret of Evermore O Tesouro Perdido! [ANÁLISE/REVIEW]


E lá vamos nós de novo revirando a biblioteca do SNES em busca de tesouros como esse!

Secret of Evermore é como um spin-off da famosa série Mana com todo os menus e sistema de batalhas idênticos aos feitos para o Secret of Mana. O que muda aqui é que a história não tem envolvimento nenhum com a arvore Yggdrasil. O desenvolvimento foi iniciado em 1994 na sede principal da Squaresoft (Hoje Square Enix) no japão. Alan (a pessoa que deu inicio a isso) tinha o conceito de um grupo de magos que narrariam histórias e tinham o poder para transportar o ouvinte para a mesma dimensão do conto. Como o game estava pegando referências e jogabilidade iguais ao rumo da série Mana foi dada a ordem para que os produtores nomeassem o game com "Secret" para relacionar este jogo a franquia Mana e conseguintemente ganhar o publico mais rapidamente.


O cronograma era produzir o game com a capacidade de 12 mega mas como você notou na capa do mesmo, a cotação foi dobrada pois a história foi drasticamente mudada e os gráficos receberam uma bela mão de obra. Com tudo... sempre vai existir um "mas" ou um "porém" e o game não recebeu o destaque que merecia por quê a própria empresa já estava lançando diversos títulos simultaneamente como Chrono Trigger e Final Fantasy VI o resultado? todos nós sabemos... o game caiu na escuridão.

E então o jogo foi lançado em 1 de Outubro de 1995 para toda América do norte e na data de 1996 recebeu traduções para francês, alemão e espanhol. Também recebeu um box com direito a um guia explicativo sobre o jogo.


Foi dada uma entrevista ao qual a Square explicou que esse game não se tratava de um Secret of Mana 3 e que todos as pessoas que estavam trabalhando neste projeto (o Secret of Evermore) eram justamente novos funcionários. Em seguida as pessoas que trabalharam neste projeto se dividiram para diversas empresas como: Electronic Arts e Microsoft Game Studios.




ENRENDO DO GAME

O inicio do game retrata alguns flashback de uma cidade chamada Podunk no USA na época de 1965. A cena é levada para o que está acontecendo em um laboratório na mesma época e então algo desastroso acontece e o flashback é cortado. Logo depois um garoto e seu cão estão na frente de um teatro, es que seu cão começa a perseguir um gato então o jovem protagonista segui seu cachorro e tanto o gato quanto seu animal entram em uma velha mansão. O garoto encontra um antigo laboratório com uma grande maquina no centro, seu cão tem a brilhante ideia de morder os fios e a maquina é ligada logo você e seu cão são levados a uma plataforma espacial e um homem bem vestido se apresenta e oferece-se para guiar o garoto. Ele lhe tranca em uma sala com vários robôs, mas você consegui se livrar da situação e em seguida é transportado para uma selva densa. O protagonista encontra seu cão novamente mas ele nota algumas pequenas mudanças... Agora você precisa saber em que lugar está e descobrir uma forma de levar você e seu cão novamente para o lugar de onde vieram.




Terminados a apresentação, vamos aos dados do game!





INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Desenvolvido pela Squaresoft e distribuído pela Nintendo.
  • Alan Weiss: Designer e Co-Produtor. Como a ideia inicial foi dele, ele passou a interferir no roteiro do jogo, o obvio a ser feito. Trabalhou em projetos como The Guardian Legend (Nes), Deadly Towers (Nes), e Wibarm (PC).
  • George Sinfield: Designer e Produtor. Participou de Breath of Fire (SNES), Wayne's World (Filme), fez uma ponta em Super Metroid.  
  • Daniel Dociu: Artista e Writer. Trabalho em Half-Life 2Need for Speed: Hot Pursuit 2, e em uma série de jogos chamada Guild Wars para PC.
  • Beau Folsom: Designer. Fez parte de Need for Speed IIThe Suffering, e fez uma pequena ponta em Breath of Fire.
  • Jeremey Soule. Compositor. Esse cara aqui já trabalhou em muita coisa. Trabalhou nos 2 primeiros filmes de Star Wars. Ajudou a compor as musicas do The Elder Scrolls do III até o famoso Skyrim que é o V da franquia. Aqui ele foi o Mestre das obras dês de Harry Potter e a Pedra Filosofal até ao Harry Potter e as Relíquias da Morte. Ele esteve metido em tudo que era projeto envolvendo musicas medievais ou mais requentadas para a época em questão. Ele praticamente iniciou toda a sua carreira no Secret of Evermore.


PERSONAGENS E SUAS MECÂNICAS

Eu evito ao máximo passar qualquer tipo de spoiler que possa estragar a experiencia dos jogadores que pretendem conhecer o titulo. Então falarei apenas dos 2 personagens principais.



PROTAGONISTA

O garoto não tem um nome então é dado a liberdade de você nomeá-lo. Também não possui uma história ele é simplesmente um garoto comum que teve o azar (ou a sorte) de presenciar esses eventos.


Ele atua como um "faz tudo" podendo usar dês de Ossos a Machados, Lanças, Espadas, Armas de fogo e também pode usar magias que irei explicar agora por quê seu aliado tem um papel importante nisso também.





FORMULAS DE ALQUIMIA

O sistema de magia aqui é bem interessante para a época e até mesmo hoje. Aqui para você conseguir utilizar magia é necessário o conceito da Alquimia "Troca equivalente", mentira... ou talvez sim? bom você não pode invocar energias misteriosas sem o uso de ingredientes e uma receita para produzir. 


No caso, em cada canto do mundo existe alquimistas que ficaram felizes em ensina-lo suas técnicas, mas não bastará somente isso você precisa dos ingredientes que podem ser comprados, achados ou adquiridos derrotando inimigos. Eaé que seu colega canino lhe ajudará bastante. Você pode ordenar que seu cão fareje os lugares em busca de itens e então o mesmo vai chamar sua atenção para que você venha checar o lugar. Tendo os ingredientes e a receita em mãos você poderá convocar magias diversas para auxiliar tanto você quanto seu cachorro.


(Nota: Não existe dinheiro propriamente dito no game, existe moeda de troca que são trocadas de acordo com o período do tempo que você está, ou seja, se você possui moeda de trocas do período jurássico elas não vão valer nada no período mais a frente.)



 Existe mais uma coisa que você deve saber. Em cada época que se passar no game os ingredientes que você encontra mudam e lhe oferece um leque de escolhas bem ampliados. Então tente coletar o suficiente para que você não fique em falta.


SEU AMIGO CANINO





Ele não tem um nome e você também não pode nomeá-lo então vamos chama-lo de Dog.
Dog tem um papel fundamental no game podendo lhe auxiliar de varias maneiras como a principal delas é descer a porrada nos inimigos e a outra é a que já foi dito anteriormente. Ele pode fareja itens em todos os lugares e se não me engano até mesmo em casas. Também há uma curiosidade envolta ao cachorro. De acordo com as eras que você passa o cachorro altera sua aforma de acordo com elas e conseguintemente seus statos e habilidades mudam.

De fato, seu melhor amigo até o fim dos tempos.

DICA

Caso você queira jogar o game e necessita de mais informações eu recomendo este site que possui tudo sobre o game, dês de Armas e itens aos inimigos com todas as informações necessárias.





ANALISE DO GAME

É um game bem diferente e que é jogado de forma peculiar, pois ele misturar o que fez o Secret of Mana tão amado com ideias diferentes que para as pessoas que chegaram a conhecer o game tem um profundo respeito ao mesmo. Também é uma experiencia legal somente você e seu amigo canino em terras desconhecidas propõem uma experiencia no minimo empolgante.

NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porem tentarei ser mais critico.

  1. Gráficos: Excelentes, não envelheceram nada. Permanecem bastante atrativos e isso de fato é um ponto altíssimo para um jogo antigo. O mapeamento usado no game é simplesmente fantástico não tem como não se encantar com seus cenários.
  2. Animações: Animações são até mais fluidas que o próprio jogo ao qual eles pegaram as mecânicas que no caso seria o próprio Secret of Mana. Sim ele é bem mais fluido do este game. Isso é pra você ver o patamar dessa obra.
  3. Jogabilidade: Não tem nem o que dizer. Buscar defeito na jogabilidade somente se eu quisesse inventar mentiras. Os comandos respondem bem são rápidos, menus simples e eficientes as batalhas são ativas e existe uma gama enorme de inimigos.
  4. História: Esse game se comprometeu em mostrar algo novo aos jogadores como a viagem no tempo que foi levado a longe com o Chrono Trigger. No caso deste você viaja em eras diferentes, mas sem modificar a realidade de onde você venho por isso a história é um grande mistério no inicio e o jogador tem a sensação de estar realmente perdido e sozinho. Não totalmente pois seu cachorro sempre está ao seu lado e isso cria um laço entre você e aquele cão, pois quando você se encontra em perigo ele estará lá, junto a você.
  5. Musicas: Eu realmente preciso dizer alguma coisa?? Elas fazem mais do que simplesmente compor um fundo ao ambiente elas te levam para dentro dele através de seus ouvidos. Eu quando joguei este jogo eu simplesmente esqueci que estava com um controle na mão e me senti ali, na pele do garoto andando por lugares que eu desconhecia em busca de informações e principalmente, manter eu e meu cachorro vivos.
Musica: The Jungle/ Raptor



Musica: Swamplands




NOTA FINAL: 10



Não preciso ficar comentando o porque da nota ter sido um belo 10!
alguns jogadores tem o pensamento que para um jogo ser bom, ele precisa agradar meio universo, ter os melhores gráficos, as melhores musicas e os melhores enredos e personagens (E não é o que o jogo justamente têm) mas não é dessa forma que funciona e nem estou usando minha opinião pessoal e sim uma universal (não a igreja galera..). Não se pode agradar a todos ou forçar que eles gostem de algo que você gosta, mas nem por isso o produto perde o seu valor. Um jogo de verdade consegui transmitir não somente a sua ideia original mais uma gama de sentimentos. 


Bom, esse é um daqueles jogos que se você é amante da serie Mana ou simplesmente é um fã de RPGs você precisa joga-lo antes de perder seu ultimo sopro de vida.



3 comentários:

  1. Sem dúvida um dos melhores jogos q já joguei pelo fato do conceito de alquimia...
    Pena não está traduzido para PTBR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, mas provavelmente algum dia sai assim como finalmente saiu SMT if... em inglês.
      Esse demorou anos!

      Excluir
  2. Pra mim, o melhor jogo de super nintendo❤️

    ResponderExcluir