Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

TearRing Saga: Utna Heroes Saga [ANÁLISE/REVIEW]


Essa matéria é especial pra você que se julga fã ou conhecedor da serie Fire Emblem, tenho o imenso orgulho de lhes apresentar ao magnifico spin-off de Fire Emblem feito para o Playstation 1.. "Você disse Psone?" Sim meus caros, eu disse Playstation 1 Sony e tudo mais. A existência desse jogo até hoje é bem contraditória então tentarei explicar da forma mais breve possível. Um belo dia Shouzou Kaga(uma das pessoas que deu inicio ao Fire Emblem) decidiu meter o foda-se na Nintendo e foi arrumar seus brinquedos do escritório para montar sua própria lojinha de ideias. Então em quanto a Nintendo dormia em seu coxão forrado a dinheiro ele criou a Tirnanog no ano de 2000 e sem muita demora anunciou seu primeiro titulo, Emblem Saga.


Foi aé que a treta começou, pois ele criou esse titulo justamente para competir frente a frente com o game original. O jogo seria lançado em março de 2001 no entanto o jogo foi adiado para 24 de maio do mesmo ano. A pois esse anuncio a Nintendo ficou pistola e começou a colocar pressão sobre Shouzou que havia dado inicio a tudo isso.

-Só vou parar se me pegarem!

Pois motivos não faltavam, já que o game era exatamente igual em todos os aspectos possíveis e ainda mais sendo criado para um concorrente direto. Logo a equipe decidiu mudar o nome do game para TearRing Saga, porém essa mera mudança ainda não impediu que a Nintendo processasse Tirnanog e a Enterbrain por infligir direitos autorais. Nintendo buscava o valor de 258,3 milhões de Ienes(equivalente a 2 milhões de dólares na época) em perdas e danos; e proibir a venda e distribuição do jogo. Ela recorreu ao tribunal de Tokyo, mas na primeira tentativa o tribunal rejeitou seu pedido logo ela recorreu a uma segunda via dessa vez no supremo tribunal japonês onde a segunda decisão foi mantida e as cópias do game ainda poderiam ser encontrada nas prateleiras.

-Que país é esse??

Então o jogo foi lançado em 24 de março de 2001 e nunca recebeu uma tradução oficial para o inglês, mas recebeu uma tradução feita por fãs(Louvado sejam os fãs) em meados de 2012 e pode ser facilmente encontrado na internet. Foram lançados 2 guias oficiais do game em junho e julho de 2001 pela própria Enterbrain e uma light novel de 4 volumes entre 2001 e 2006, logo em seguida a trilha sonora do game saiu em 2 discos mais ou menos em 20 de junho de 2001. Fim da treta.

ENRENDO DO GAME

Você se encontra no continente de Ribeira, local este que durante muito tempo foi dividido em 4 reinos no entanto eles foram invadidos e destruídos pelo Imperador Zoa e seus subordinados adoradores das artes ocultas(Pode se dizer q esse pessoal curtia umas festinhas diferenciadas). Com isso o local começou a ser dominado pela escuridão forçando Runan o príncipe de Rive a abandonar seu reino e fugir para um porto; no entanto este lugar também estava nas mãos do Imperador então Runan e Holmes (O príncipe de outro reino que também saiu nas carreiras) fogem para o recém criado Reino de Uelt. Os dois recebem a ajuda do Rei deste local e com isso a sua jornada dá inicio para acabar com o Reinado obscuro que Zoa planeja.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Foi criado e desenvolvido pela Tirnanog e distribuído pela Enterbrain (Se este nome não lhe é familiar, é a empresa que criou as ferramentas conhecidas como RPG Maker). A empresa Tirnanog lançou um ultimo jogo em 2005 da mesma serie, porém tirando todos os elementos do primeiro jogo e adicionando outros logo depois não se teve mais noticias da mesma.
  • Shouzou Kaga: Designer e Diretor do projeto. Trabalhou dês do Fire Emblem: Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi (1990) ao Fire Emblem: Thracia 776 (1999), também participou do Trade & Battle: Card Hero.
  • Mayumi Hirota: Artista e Designer. Sem muitas informações, mas também participou do Fire Emblem: Thracia 776.
  • Minako Seki: Compositora. Esteve em Brave Story: New Traveler de PSP, Dragon Ball: Origins de DS, e Yakuza 4 para Ps3.
  • Hiro Tachibana: Designer. trabalhou em Marvel vs. Capcom: Origins, DmC: Devil May Cry, e Resident Evil: Revelations 2.


PERSONAGENS E SUAS CLASSES

Galera são fucking 62 personagens jogáveis comentar cada um aqui seria um absurdo então colocarei um link com toda as explicação necessárias sobre Classes, Parâmetros de evolução, personalidade, história e o diabo a quatro que você desejar saber. 
Todos os personagens jogaveis de TearRing Saga
Porém aqui vai uma grande curiosidade desse game e que nunca vi em nenhum jogo que joguei até hoje.


CURIOSIDADE

O PERSONAGEM MAIS DIFÍCIL DE SER RECRUTADO

Não colocarei como o "Personagem mais difícil do mundo dos games a ser recrutado" por que não joguei tantos jogos para afirmar está informação (e também seria um titulo meio grande..) Então vamos lá. Vou explicar isso com uma situação primeiro:

Imagine que você está em um belo dia indo pro trabalho, escola, faculdade (ou seila o que você faria em um belo dia), então você se depara com uma linda garota, você não consegui descrever a sensação que está sentido neste momento você vê ela como se fosse a mulher da sua vida a garota dos seus sonhos chega ao ponto em sua cabeça de afirmar que faria qualquer coisa para ter ela em seus braços, então es que essa situação acontece com Kreiss. Ele é um simples cavaleiro que está com você dês do inicio de sua jornada é uma unidade de poder notável no começo, mas que começa a ser deixada para trás com a chegada de personagens mais poderosos, pois o foco de Kreiss é HP, STR e SKILL logo seus dê mais statos são bem decaídos como a agilidade e isso afeta sua precisão. Em determinada parte do game se você colocar Kreiss e seu amigo Arkis no grupo de Holmes ocorrerá um evento estranho entre eles na Cidade de Verge. Kreiss e seu amigo Arkis estão dando uma volta na praça da cidade e es que de repente uma garota esbarra em Kreiss imediatamente ele se vira e ver a garota caída no chão ele fica perplexo com a beleza da bela donzela e logo em seguida pergunta se a mesma está bem e a ajuda a arrumar suas coisas que caíram no chão no entanto ela diz que está com pressa e deixa o nobre cavaleiro a falar sozinho, então seu amigo Arkis mostra que ela esqueceu algumas coisas no chão em sua rápida fuga. Kreiss fica se perguntando quem seria aquela bela moça e como voltaria a encontrar com ela novamente. Arkis fala que talvez seja possível falando com os habitantes da cidade. Você e seu amigo Arkis chegam até uma bela mansão e uma mulher formosa os atende, Kreiss fala que venho deixar os pertences de uma garota que mora nesta residencia, ela fala que estas coisas são de Leteena sua irmã, logo Kreiss se surpreende, pois a mulher que fala com ele esta muito bem vestida em quanto Leteena veste roupas mais simples. (Aparte daqui eu não interpretei bem a história, só deixando claro) Leteena pega suas coisas e agradece ao cavaleiro e então se retira do lugar deixando Kreiss mais uma vez no vácuo (Leteena praticava isso muito antes da existência do facebook, aprenda aé) até mesmo sua irmã fica sem entender o que aconteceu e se desculpa pela grosseria de Leteena, logo ela convida o cavaleiro para um jantar, ele recusa mas diz que voltará uma outra hora se assim ela permite, ela diz que Kreiss está mais do que convidado a voltar.

Agora é a hora galera!! a hora de mostrar como conquista um grande amor!


  1. Primeiro passo é você fazer o que eu disse no começo da explicação. Após o capitulo 8 coloque Kreiss e seu amigo Arkis no grupo de Holmes.
  2. Segundo passo. Ao concluir o mapa 10 na rota de Holmes, volte para o Mapa 7 e escolha Ezequiel para entrar no seu grupo (Ele fica disponível logo no inicio do game, mas não é recomendável escolher ele no inicio aguarde até o surgimento deste evento e se você realmente desejar fazer-lo)
  3. Volte a cidade Verge e então um evento ocorrerá.
  4. Após o Mapa 13 porem antes do Mapa 14, visite Verge novamente. Tenha certeza que você tem uma Healing Drop no inventario de Kreiss.
  5. Ao concluir o Mapa 15, mas antes do Mapa 16 volte para Verge. Agora tenha um Amulet no inventario de Kreiss.
  6. Quando concluir o Mapa 19 vá para Verge novamente.
  7. No Mapa 23 ponha Kreiss e Arkis no grupo de Runan.
  8. Essa aqui é a parte difícil. Neste meio tempo que você passou cumprindo estes requisitos acima é necessário que Kreiss esteja ao menos em um level superior a 20 para ter alguma chance de sobreviver. Na minha jogatina eu passei boas horas treinando ele, promovi a Comandante e deixei ele no level máximo (40) e seus statos estavam fulls, até sua agilidade que era desfalcada... Ocorrerá algo chamado de Evento Leteena. Ela é encontra no deserto a procura de Kriess, mas ela desmaia e Marcos um Cavaleiro dragão a salva do deserto. Ele também se apaixona pela moça e a leva para uma casa no deserto dando dinheiro ao velho senhor que lá vive para cuidar de Leteena até que ele volte de sua missão. Aé que o bixo pega essa batalha ocorrerá no meio de um grande deserto, Marcos faz parte de uma elite de 5 Knight Dragons que nunca foram derrotados por terem uma formação especial que os torna "invencíveis" e apesar de seus statos separados não parecerem grande coisa ocorre um efeito paralelo como nos Fire Emblem antigos, seus statos em batalha se tornam fulls fazendo deles uma ameça eminente a qualquer unidade sua e como se isso não bastasse, suas tropas tem movimentos limitados pois estão se movendo em um quente deserto em quanto os Knight Dragons podem se mover livremente por serem unidades voadoras. E diferente dos dês mais inimigos que você enfrentou se eles avistarem qualquer unidade sua todos os 5 partiram para o ataque e o aniquilaram sem piedade alguma. Daé você me vem com essa "Mas eu não sou trouxa de ir pra cima, vou usar unidades que atacam a distancia como arqueiros que tem dano dobrado em unidades voadoras" eaw que você toma no cu fortemente. Todos eles estão equipado com um escudo e uma Javali, e mandaram um fodido critico bem no olho de vosso cu, acabando de vez com qualquer esperança que você tenha. E mais, o requisito para que você consiga concluir essa missão impossível é matar Marcos usando o Kriess... FUDEU DE VEZ! lembra que eu disse que Kriess tem uma deficiência na agilidade? Se você não tiver passado umas sensações com o Pai de Santo mais próximo Kriess não terá chance alguma contra Marcos. A estrategia aqui é que você mova todas as suas unidades mais poderosas para um ponto cego e assim que eles se moverem pra atacar suas unidades torça para que eles não matem nenhum dos seus companheiros, pois seu critico gira em torno de 50 a 60%  e vá derrotando todos os seus aliados para que suas vantagens de statos sofram uma queda e você possa atacar Marcos.

Se tudo dê certo isso ocorrerá. Kreiss fica sabendo por Marcos antes de morrer que deixou Leteena aos cuidados de um Senhor, em uma pequena casa próxima dali. Entre na casa com Kreiss e ele falará ao velho para buscar imediatamente Leteena, o velho sem opções trás a jovem e então ela se surpreende ao ver Kriess ali. Logo ele dá a noticia que matou Marcos com suas próprias mãos e que agora ela poderá vir com ele, porém Leteena fica horrorizada com está noticia e passa a repreender Kriess que fez tudo isso por ela. Sem opções ela diz que vai parti com Kriess, mas logo depois seguira viagem sozinha. 

PARABÉNS, VOCÊ CONSEGUIU A PROEZA DE RECRUTAR O PERSONAGEM MAIS DIFÍCIL DESTE JOGO!!

(ou quem sabe de todos os jogos...) Se isso acontecer você deixará de recrutar outra garota que apareceria neste mapa... (mas ela é irrelevante comparada a essa waifu) Ela começa em um level bem baixo, mas seu crescimento de statos juntamente com seu cajado que pode silenciar todos os magos inimigos do mapa aliados a skill elite, faz dela uma Priest de alto escalão, porém ainda não acabou galera, tem mais...

9.Depois de concluir tudo isso outro evento vai acontecer entre Kreiss e Leteena. Como ela disse anteriormente ela não aceitou o que Kriess fez e fala que vai embora Kriess tentará impedir que ela faça isso, dizendo que se fosse necessário sairia do exercito de Runan para acompanha-la.
10.Agora você tem 2 decisões a fazer aqui. A)Você deixa Leteena parti. B) Kreiss e Leteena vão embora. Agora se você tiver recrutado Ezequiel e escolher a opção B), ele convencerá Leteena e Kreiss a ficarem e você fecha essa história de amor.

Sentir obrigação de fazer esta sidequest por que me vi no lugar de Kriess que poderia facilmente ter ignorado e deixado a garota ir, pois seria um sonho impossível um mero cavaleiro viver um romance em uma guerra destas proporções onde Kriess poderia já esta morto e ainda mais, superar um desafio a cima de seus limites por amor, isso prova jovens que jogar videogames não é uma simples atividade de aperta botões e esquecer a realidade eles podem sim colocar dilemas que por coincidência poderiam acontecer na sua vida e lhe dá a escolha fácil de ignorar ou a difícil de por a cara a tampa e tentar mesmo que você tenha apenas 1% de chance de conseguir. Kriess não era um personagem de destaque e muito menos o mais forte de todos presentes no grupo, mas de fato o que me fará lembrar deste game até o dia da minha morte será a história que ele me proporcionou.


Então para não ficar meio vago... falarei sobre as habilidades especias!



SKILLS 

Antes de Shouzou dá um pé na bunda da Nintendo ele e a equipe do projeto Fire emblem já havia inventado grandes melhorias nas habilidades passivas, porém elas não se manifestavam de uma forma "geral" ou seja, foram criada apenas mais uns "adicionais" de statos. Já em TearRing ocorre de outra forma bem mais interessante. Quando uma habilidade passiva é executada sua animação de ataque durante a batalha sofre alterações notáveis.

SKILL's ATIVADAS EM BATALHA

Algumas podem ser aprendidas ou compradas no progresso do jogo.
--------------------------------------------------------------------------------------
    Earth Saint: Quando ativado o usuário executa um acerto crítico que nega os efeitos do terreno.


    Heaven Saint: Se ativada o dano que você causa ao inimigo é usado para restaurar seu HP.



    Life or Death: Se o HP do usurário está baixo sua chance de ataque critico aumenta. 



    Tiamat ou Dragon Saint: Executa 5-hits em seu inimigo.




    Geomancy: Se ativada nega tanto a defesa física quanto a defesa magica do inimigo




    Gale: Se o usuário é mais rápido que o inimigo ele sempre atacará primeiro.




    Blazing Wind: Executa um acerto critico, porém só ativará se o inimigo for propenso a morrer

    pelo critico.



    Continue: Caso ativada executa dois ataques no inimigo




    Rising Dragon: Se ativada desfere um ataque que causa 3 vezes mais dano.



    Big Shield: Caso acionada ela acrescentará mais 20 de defesa durante um ataque do inimigo.



    SKILLS PASSIVAS


    Mug: Tem chance de roubar item do inimigo, mas reduzirá a precisão de todos os aliados em um raio de 3 quadras.


    Steal: Durante a batalha o usuário tem chance de roubar um item do inimigo. Sua chance de sucesso é calculada usando sua velocidade e skill.


    Awareness: Nega as seguinte skills: Mug, Steal e Elite.

    Elite: Recebe o dobro de experiencia 


    Re-Move: Pode se mover novamente mesmo a pois executar um ataque. Só funciona se você estiver com movimentos sobrando e for uma unidade de montaria.


    Transform: Pode se transformar em qualquer unidade próxima ao usuário.

    Charge: Pode prolongar a batalha de 2 a 5 rodadas. Só ativará se sua velocidade for superior ao do inimigo.


    Dance: Dá uma nova oportunidade para um de seus aliados se moverem e tem uma pequena chance de acrescentar seus statos.


    Song ♪: Restaura uma pequena quantia de HP e tem chance de permitir que seus aliados se movam novamente. O efeito aumenta se usado constantemente.


    Warp: Teletransporta o usuário para qualquer parte do mapa que seu personagem possa se mover, e ainda lhe permite executar ações padrões mesmo a pois o uso. Contem uma pequena chance de falhar (se seu nível for muito alto raramente acontecerá falhas).


    Summon: Permite o usuário usar cajados especiais para convocar monstros aliados no campo de batalha. Os monstros se tornam mais forte se o level do invocador for alto.


    Picklock: O usuário pode abrir portas e baús sem chave. (Se me recordo bem, você precisa de ao menos uma chave no personagem para servi de Chave Mestra)


    Anti-Evil: Aumenta seus statos ao lutar contra um Monstro.


    Charisma: Aumenta a precisão e a evasiva de todos os aliados em um raio de 3 quadrados.



    SKILLS DE TERRENO

    Todas essas skills podem ser aprendidas ou compradas em determinada parte do game. mas não é recomendável que você gaste seu dinheiro com elas.


    Forest Fighter: 10% de precisão e evasiva e acréscimo de mais 1 move em florestas.




    Plains Fighter: 10% de precisão e evasiva e acréscimo de mais 1 move em planícies.




    Mountain Fighter: 10% de precisão e evasiva e acréscimo de mais 1 move em montanhas.



    Sea Fighter: 10% de precisão e evasiva e acréscimo de mais 1 move em água ou navios.



    Frontier Fighter: 10% de precisão e evasiva, acréscimo de mais 1 move em pântanos e prevem dano.




    City Fighter: 10% de precisão e evasiva acréscimo de mais 1 move em cidades.




    Arena Fighter: 20% de precisão e evasiva em coliseus. (É uma boa para progredir bem no jogo sem problemas)






    ANALISE DO GAME

    Não tem o que dizer, ele é uma evolução do Fire Emblem que deu até certo, porém o publico do game já era pequeno e com essa treta com a Nintendo deixou o jogo mais sumido do que já era. O bom de tudo isso é que mais à frente a Nintendo aproveitou essas informações em seus mais recentes títulos talvez como uma forma de vingança(vai saber kkkkkkkk')

    NOTA

    Usei como critério para dá a nota a minha experiencia com o game juntamente com os vários recursos utilizados e a forma como tudo foi pensado.

    1. Gráficos: O jogo pode ser velho, mas ainda é bem atrativo. Pode despertar uma certa atenção aos jogadores amantes de Fire Emblem ou SRPG diversos.
    2. Animações: Suas animações não são lá aquele show de atrações, mas são boas sim (pra quem tava acostumado com os gráficos dos FE antigões, esse aqui é o paraíso). No geral as animações não são bem detalhadas mas representa bem na hora de mostrar serviço.
    3. Jogabilidade: Ótima, você provavelmente vai perder boas horas no game. Navegação rápida e eficiente. Você não terá problemas nenhum em se acostumar com a jogabilidade do game.
    4. História: Segui um romance entre um vai e vem de suas tropas. Você pode não se envolver com a história, mas de algum modo ela é agradável e com certeza pode restar um pouco dela em sua memoria.
    5. Musicas: São de certa forma belíssimas apesar de por coincidência.. eu não ter reparado muito nelas..
    Uma musica de fundo



    Aqui está uma de combate


    NOTA FINAL: 8.5



    O jogo é foda galera um prato cheio pra quem é fã de Fire Emblem e jogos tácticos em geral. Recomendo que algum dia peguem para jogar em quanto a ISO ainda existe na internet.


    2 comentários:

    1. Ai sim viu jogo bem obscuro mesmo vou atras agora mesno nunca joguei nenhum Fire Emblem mas esse ai vou dar uma conferida.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acho que é uma boa porta de entrada, mas para alguém não familiarizado com o estilo pode ser algo frustrante. Boa sorte XD

        Excluir